BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Antigas paixões esquecidas

E lá estava eu, domingo, carnaval, calor, trancafiado em casa porque o sistema de transportes em São Paulo é tão deficitário que não funciona em domingo de feriado. Para não morrer de tédio peguei o laptop do meu irmão, abri o windows media player e pesquisei uma banda que amo de todo o coração e que fazia um tempo que não ouvia: Pink Floyd.

Para meu espanto e surpresa, o primeiro album que me aparece é da Orquestra Filarmonica de Londres. Ok. Parei. Vi que todas as músicas tinham nomes de outras músicas da banda que procurei. Como poucas pessoas de meu circulo de confiânça sabem, sou um grande apreciador de música orquestrada, e pensei que não fazia mal ouvir as versões orquestradas das músicas de uma das minhas bandas favoritas. Afinal, essa orquestra é renomada mundialmente, e conhecida por suas adaptações das melhores canções do Led Zeppelin.

Ok, na hora de escolher por onde começar me deparei com um grande dilema, a primeira música é Time, uma das músicas mais populares do grupo de rock progressivo, mas eu não estava disposto a esperar pelos 60 segundos de tic-tac, não naquele calor (apesar de nem ter tanto assim nessa versão, como descobri posteriormente), eu queria algo de imediato. Então, para não me torturar mais, botei no aleatório e cliquei no play.

A primeira que me veio foi Nobody Home, umas das que não ouvia a MUITO tempo (por eu não ser tão fã do The Wall). Continuando, começou com os violinos, e uns cellos pouco percepitíveis de fundo, que foram aumentando, e logo vieram as flautas e harpas, até que os tambores e pratos rugiram suavemente, entrou em um curto refrão, com todos esses intrumentos juntos e é claro alguns outros tantos, magnífico. Ae o som parou de súbito e aparece o violino, cantando na melodia do vocalista, acompanhado de uma harpa e tubas, suave. E logo que o som foi aumentando apareceram os outros instrumentos e irromperam no mesmo início do solo.


Não continuarei a descrever essa música, ela tem que ser ouvida, e entre todas que ouvi desse cd digo com toda a certeza que é a melhor, que gera aquele sentimento de nostalgia pura, e uma certa melancolia, melhor que a própria música orginal (é claro que você tem que saber um pouco da letra pra ter tal efeito, mas a melodia por si só é uma maravilha).

As outras músicas também foram ótimas, mas Nobody Home é a obra desse albúm, indubitavelmente.

Recomendo que qualquer fã de música clássica e/ou de Pink Floyd ouçam Us and Them: Symphonic Pink Floyd.

E assim reavivi duas paixões que a muito tempo não praticava com tanto prazer.

0 comentários: